TESTES DE CÓDIGO PERGUNTAS EXAME MATERIAL DE ESTUDO TESTEMUNHOS

Reação Travagem e Paragem

Distância de Reação, de Travagem e de Paragem

Distância de Reação

Distância percorrida durante o tempo de reação e depende da velocidade do veículo e do tempo de reação.

Distância de Travagem

Distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo para, e depende da aderência, inclinação da via, carga do veículo, eficácia dos travões e velocidade (multiplicar por si mesmo o algarismo das dezenas).

Distância de Paragem

Distância total percorrida entre o momento em que o condutor vê o obstáculo e aquele em que o veículo para, ou seja, distância de reação + distância de travagem.

Distância de reação, travagem e paragem

A imagem explica as distâncias de reação, travagem e paragem. Na primeira imagem, o condutor avistou o perigo, na segunda imagem colocou o pé no travão e na terceira imagem o carro parou completamente.

Distância de Segurança

Distância que o condutor deve manter entre o seu veículo e o que segue à sua frente para que seja capaz de evitar acidentes, o que equivale à distância percorrida em 2 segundos (dobro da distância de reação) pelo que varia de acordo com a velocidade. Além disso deve-se manter distância lateral suficiente entre o veículo ou o velocípede de 1,5 metros.

Tempo de Reação

Tempo que decorre entre a perceção da informação e a ação muscular, que varia de pessoa para pessoa e de acordo com os fatores: idade, doença, distração, fadiga, sonolência, stress, droga, medicamentos, álcool e experiência.


Questões sobre a Distância de Segurança

Exemplo 1

Se o condutor que transita à minha frente, diminuir a velocidade, a distância de segurança: (Questão 3777)


Neste tipo de questões o IMT pretende aferir o que acontece quando as velocidades se alteram. Imaginando dois veículos a circular a uma velocidade de 50 km/h, o veículo A é o da frente e o veículo B o que circula atrás do A:


Quando o veículo B aumenta a velocidade, passando a circular a 60 km/h, a distância de segurança do veículo B diminui pois ao circular a uma velocidade superior que o veículo da frente fica progressivamente mais perto desse veículo até a distância entre estes dois veículos ser 0 metros. O mesmo acontece se o veículo A diminuir a sua velocidade.


Quando o veículo B diminui a velocidade, passando a circular a 40 km/h, a distância de segurança do veículo B aumenta visto que ao praticar uma velocidade inferior ao veículo da frente vai progressivamente aumentando a distância entre os dois veículos. O mesmo acontece se o veículo A aumentar a sua velocidade.


Se ambos os veículos circularem à mesma velocidade, se ambos aumentarem ou diminuirem ao mesmo tempo a velocidade a distância de segurança mantém-se, visto que as suas velocidades são iguais.


Assim a resposta à questão 3777 é "Diminui".

Exemplo 2

Nesta situação, se puder aumentar a velocidade a distância de segurança deve: (Questão 605)


Nesta questão o IMT pretende aferir o que deve acontecer quando os veículos alteram as suas velocidades. Usando o mesmo exemplo que no caso anterior:

Se o veículo A diminuir a sua velocidade o veículo B deve diminuir também a sua velocidade para a distância de segurança se manter pois como vimos anteriormente se o veículo A diminuir a velocidade e o veículo B mantiver a sua fará com que a distância entre os dois veículos diminua e consequentemente a distância de segurança diminui também.


Se o veículo B aumentar a sua velocidade a distância de segurança deve aumentar, se o veículo A não aumentar também a sua velocidade então o veículo B deve realizar uma ultrapassagem ou reduzir novamente a sua velocidade para a mesma a que circula o veículo A.


Sempre que se aumenta a velocidade a distância de segurança deve aumentar também para compensar a distância de paragem, a distância de paragem aumenta sempre que a velocidade também aumenta.


Assim a resposta à questão 605 é "Aumentar".


Fontes

Factores que Influênciam o Tempo de Reação

Travagem

Distância de Segurança